Gestão do conhecimento : análise das competências necessárias para sua aplicação no Arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina

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Bernal Ramírez, Diana Marcela

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Resumo

Resumo: A Gestão do Conhecimento procura saber entender as relações ao interior da organização, desta com o ambiente externo, para usar os recursos disponíveis, com o propósito de melhorar produtos, processos e relação com os clientes, agregando valor para os participantes do processo, para gerar vantagens competitivas, através da geração de conhecimento como apoio às estratégias das empresas Da mesma forma, a competência é entendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (individual), assim como um saber e saber fazer alguma atividade de maneira correta Com relação as organizações, é a contribuição do sujeito para com a organização A Gestão de Competências busca motivar as pessoas para conseguir a competência profissional requerida pela companhia, com o propósito de acrescentar a competência organizacional, e aumentar de mesma maneira à competitividade da companhia no mercado O presente trabalho de investigação procura analisar as Competências para aplicação da gestão do conhecimento no Arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina, para isso foi feita a caracterização da gestão do conhecimento, sua definição e etapas, fazendo uma ligação com a definição de competência e a Gestão por Competências na organização O trabalho foi justificado devido a que na maioria dos casos nas empresas, as pessoas não fazem as atividades para as quais elas foram contratadas; e além disso, porque nas companhias não se tem a consciência da importância de administrar o conhecimento que em ela se produz e as competências que os indivíduos têm para atingir os objetivos estratégicos da organização, sendo assim, um aporte significativo para as organizações A metodologia realizada para a pesquisa foi o estudo de caso; e da mesma maneira para a coleta dos dados se aplicou no local um questionário, se fez observação direta e se analisou a documentação obtida Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que no Arquivo da Justiça do Trabalho se desenvolve a Gestão da Informação mais do que a gestão do conhecimento, ainda que os servidores que ali trabalham acharam que é importante realizar a gestão do conhecimento De igual maneira, embora desempenhem algumas das atividades da gestão do conhecimento, elas não são registradas Com respeito às competências, observou-se que eles se focam em aquelas que tem a ver com as responsabilidades que devem cumprir no desempenho dos seus labores e as normas e leis que as regem

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Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Ciência da Informação, Gestão por competência, Knowledge management, Information science, Labor courts, Londrina (PR), Archives

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