A inserção do tema sustentabilidade no curso de ciências contábeis da FEA/USP à luz da teoria institucional

Data

Autores

Gehlen, Karina Rocha Henriques

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Desde a década de 196 o tema Sustentabilidade tem ganhado espaço em diversas áreas do conhecimento O campo ainda é divergente com relação ao conceito, fato que culmina em inúmeras discussões sobre como se daria as mudanças necessárias para uma sociedade mais sustentável Como um dos difusores de conhecimento se tem a educação formal e, mais especificamente a educação superior, responsável por formar os indivíduos, que irão atuar nas mais diversas profissões, perpetuando o conhecimento adquirido Partindo da importância do tema e das organizações na sociedade contemporânea, esse trabalho tem por objetivo compreender o processo de institucionalização do tema sustentabilidade em uma instituição de ensino superior no curso de Ciências Contábeis Tal escolha se justifica devido ao fato da contabilidade ser o intermediário entre as práticas empresariais e a sociedade A Teoria Institucional foi o pilar para analisar em qual nível de institucionalização o tema se encontra com base no trabalho de Tolber e Zucker (1999) que conceituam três níveis dentro desse processo: habitualização, objetificação e sedimentação A partir da identificação do nível em que se encontra o tema sustentabilidade, foi feito um mapeamento para distinguir qual a natureza do conceito de sustentabilidade o curso aborda, com base no trabalho de Hopwood, Mellor e O’Brien (25), ou seja, voltado para mudanças sociais de caráter incremental do status quo, reformista ou transformação radical Essa pesquisa é de natureza qualitativa com tipo estudo de caso único A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo utilizando documentos e entrevista semiestruturada As categorias de análise foram selecionadas a partir do referencial teórico desse trabalho formado por Teoria Institucional, Sustentabilidade e Educação para Sustentabilidade com ênfase em Ciências Contábeis Como contribuição se espera que esse trabalho possa auxiliar outros cursos na inserção da sustentabilidade em suas matrizes curriculares além de demonstrar a aplicabilidade empírica da Teoria Institucional dentro de uma instituição de ensino Os resultados alcançados demonstram que o tema sustentabilidade no curso de Ciências Contábeis do caso estudado está semi-institucionalizado em transição para o institucionalizado A natureza do conceito de sustentabilidade adotado pelo curso possui características de manutenção do status quo e reformista e, por fim concluiu-se que a disciplina que aborda sustentabilidade tem atributos mais holísticos e interdisciplinares do que o curso de contabilidade como um todo

Descrição

Palavras-chave

Universidades e faculdades, Desenvolvimento institucional, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Desenvolvimento sustentável, Currículos, Institution building, Interdisciplinary approach to knowledge in education, Sustainable development

Citação