Da passividade à agência : desenvolvimento de professoras como resultado deempoderamento

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D'Almas, Juliane

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Resumo

Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da educação de professores e tem como tema o desenvolvimento de professoras O objetivo geral é conhecer possíveis sentidos de seu desenvolvimento como reflexo de seu pensamento crítico Como objetivos específicos, o trabalho pretende: 1) contrastar pensamentos das participantes sobre quem eram e quem se tornaram em suas vidas pessoais e profissionais; 2) conhecer possíveis impactos de componentes de formação continuada voltado ao desenvolvimento de letramento crítico em suas vidas pessoais e profissionais; 3) investigar as atividades que demonstram possível transformação das professoras O contexto desta pesquisa é um programa de formação continuada do qual as professoras participaram em 27 e 28, cujo conteúdo foi o desenvolvimento de pensamento crítico Durante essa intervenção pedagógica, as professoras tiveram contato com perspectivas de ensino de língua estrangeira, elaboraram material baseado nessa abordagem e utilizaram-no em sala de aula Alguns anos após tal formação continuada, as docentes participaram de minha pesquisa, ao responderem perguntas de uma entrevista semiestruturada sobre as possíveis mudanças geradas pelo processo de aprendizagem de conteúdos críticos Orientada ontológica e epistemologicamente por princípios do Construcionismo Social, a análise das entrevistas foi feita com base na Grounded Theory Para compor o pano de fundo da pesquisa em foco, são utilizados referenciais do Letramento Crítico originário da educação e da Teoria Social do Discurso, poder, empoderamento, emancipação e agência As interpretações da pesquisadora são escrutinadas por Triangulação por Instrumentos Humanos estabelecidos na Linguística Aplicada Não apenas em razão de princípios ontológicos, epistemológicos e metodológicos, mas também éticos, a análise retornou às participantes para incorporação de sua voz no relato final da pesquisa Portanto, defendo a tese de que o empoderamento é reflexo do sentido de desenvolvimento das participantes, as quais deixam o status da passividade para o exercício de agência após formação continuada voltada à aprendizagem de letramento crítico

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Palavras-chave

Professores de inglês, Cognição, Teoria fundamentada em dados, Letramento crítico, English teachers, Cognition, Grounded theory

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