Integração ensino serviço e comunidade na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
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Silva Junior, Elias Pedro
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Resumo
Resumo: Os temas transversais do Currículo Integrado da Universidade Estadual de Londrina são temas que devem perpassar os módulos interdisciplinares de todas as séries do curso Um desses temas é a Integração Ensino-Serviço-Comunidade O objetivo desse estudo foi compreender como o tema transversal Ensino-Serviço-Comunidade está sendo desenvolvido em um Currículo Integrado na ótica dos estudantes Trata-se de um estudo exploratório e compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina As fontes de dados foram constituídas pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares e pelos estudantes do curso, que participaram de grupos focais Os cadernos foram submetidos à análise documental, seguindo as leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa Os encontros com os estudantes foram gravados, filmados, transcritos na íntegra e submetidos à análise temática, participaram da pesquisa 37 estudantes A coleta de dados ocorreu de novembro de 214 a agosto de 215 A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da universidade em estudo com CAAE n°1893161355231 Os resultados foram discutidos a partir de alguns elementos do pensamento complexo de Edgar Morin e apresentados em três eixos temáticos: percepções da inserção da IESC no currículo em estudo, experiências significativas de IESC nos campos de prática; e concepções de IESC atribuídos pelos estudantes A análise documental permitiu refletir que o tema transversal esta sendo apresentado de forma mais implícita do que explicita, mas permite afirmar que está presente em todas as séries do curso No entanto, pode ser aprimorado por meio de atividades reflexivas sobre aspectos teóricos e práticos As experiências significativas de IESC nos campos de prática foram relacionadas pelos estudantes indicando que os conhecimentos adquiridos têm sentido quando aplicados à pratica Os módulos PIMs sobressaíram nas percepções dos estudantes, associados diretamente com as visitas domiciliares, sendo fonte norteadora de aprendizagens significativas, articulando diferentes conceitos teóricos do ciclo básico e profissional, ampliando conhecimentos acerca das realidades sociais, gerando independência na atuação do estudante e vivência de sentimentos que culminam com a apropriação de concepções da IESC As concepções de IESC descritas pelos estudantes evidenciaram associações da IESC com: união de pessoas, interdisciplinaridade, trabalho em saúde, relações interpessoais, integralidade e humanização Merece destaque a interdisciplinaridade, o trabalho em saúde e as relações interpessoais Em relação às relações interpessoais trouxeram a necessidade de comunicação, participação, cooperação, empatia, respeito, harmonia, aprendizado e de valores e princípios Ressaltamos a importância da IESC na formação do enfermeiro em um processo mais integrado entre instituições de ensino, representadas por professores, funcionários e estudantes e, enfermeiros dos serviços e demais profissionais da área da saúde, bem como com a comunidade como partícipes com caráter ativo
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Palavras-chave
Enfermagem, Estudo e ensino, Enfermagem, Ensino integrado, Enfermeiros, Study and teaching, Nurses education, Nursing