O trabalho do professor formador de língua inglesa e a natureza de aprendizagem na formação em pré-serviço
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Silva, Alessandra Augusta Pereira da
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Resumo
Resumo: Essa pesquisa investiga a relação entre o trabalho real do professor-formador e suas implicações na natureza de aprendizagem na formação em pré-serviço de uma universidade estadual do estado do Paraná Para isso, a análise desenvolvida se pauta em documentos oficiais, Planos de Ensino, transcrições de reuniões de área, materiais pedagógicos adotados e elaborados pelos professores formadores no decorrer do ano de 212 A investigação tem como base o referencial teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 26; 28; MACHADO, 1998; 24; 25; 27; MACHADO & BRONCKART 24; CRISTOVÃO & NASCIMENTO 25) e das Ciências do Trabalho, mais especificamente, a Clínica da Atividade (CLOT, 1999/26) e, sobretudo sob o viés marxista (MARX, 211) Os participantes da pesquisa são professores-formadores da área de língua inglesa lotados no departamento de Letras e estudantes do curso de Letras da instituição, contexto da pesquisa Consideramos esta pesquisa inovadora em vários aspectos, no campo teórico por desenvolver uma pesquisa, buscando as bases do ISD na teoria marxista como seu clássico mais contundente e no aspecto metodológico e prático, pelo fato de a pesquisa se delimitar a partir do campo da pesquisa e sua eventual geração de dados, além de enfocar o professor formador, ao problematizar quais implicações uma determinada opção teórico-metodológica pode trazer para a aprendizagem na formação de professores de língua inglesa em detrimento da discussão da natureza desse processo Na primeira parte do texto, apresentamos os aspectos gerais da pesquisa, contextualizando-a dentro das ciências humanas e estudos da linguagem Na sequência, explicitamos os conceitos base da pesquisa, o método e a metodologia de pesquisa Na terceira parte, examinamos desde a particularidade do trabalho docente no Brasil até a singularidade do trabalho do professor formador da área de língua inglesa no lócus de pesquisa, subsidiados pelos focos de atenção identificados em textos de professores formadores e respectivos conceitos Além disso, analisamos os processos psíquicos superiores potenciais identificados no material didático desses mesmos protagonistas Algumas considerações foram apontadas como resultados da pesquisa, a saber, i identificação de políticas educacionais da educação superior voltadas para a pedagogia das competências, particularmente aquelas advindas do neoliberalismo nos documentos oficiais e que se fazem presente na singularidade investigada, tanto no plano pedagógico quanto administrativo da instituição; ii focos de atenção identificados nos textos produzidos pelos professores formadores articulados com as políticas educacionais, ora reiterando-as, ora refutando-as ao debater especificamente planos de ensino; processos de avaliação e exame; livro didático e metodologia de ensino impulsionando tensões praxiológicas; iii) os conceitos elaborados nos textos dos professores formadores têm em comum a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem, culminando em diferentes concepções de ensino e aprendizagem, incluindo concepções de língua, gênero textual, competência, abordagem temática e plano de ensino; Iv) os focos de atenção e as tensões implicadas nas concepções influenciaram na escolha do material didático para as disciplinas de língua inglesa, destacando-se a gramática isolada como conteúdo predominante, identificado nas instruções do material Ao nosso ver, esse conteúdo foi tido como um indício de potencializador das processos psíquicos superiores: memória e atenção No entanto, a mobilização de memória potencializada indicava somente uma memória curta para execução de exercícios mecânicos, sem uma articulação entre outros processos psíquicos superiores, necessários para o desenvolvimento humano Por fim, concluímos que haja emancipação do professor em pré-serviço (e do professor formador) é necessário o engajamento desses trabalhadores em ações educativas na educação com vistas a assegurar o desenvolvimento multilateral do estudante, passando obrigatoriamente por um trabalho coletivo Em sala de aula, defendemos que as instruções precisam articular o máximo de processos psíquicos possível, considerando o conjunto de atividades baseado em uma progressão de ensino a partir de conceitos cada vez mais complexos, sempre contextualizados O professor formador tem em suas mãos a urgência e a possibilidade proporcionada pela história de tomar decisão e agir como um reprodutor do sistema capitalista ou um sujeito revolucionário, consciente de todos os percalços que isso lhe causará, mas também de todas as contribuições que ele pode dar à sociedade singular, particular e universal
Descrição
Palavras-chave
Professores de inglês, Interacionismo sociodiscursivo, Aprendizagem, Todo e partes (Filosofia), English teachers, Training of