A institucionalização da temática sustentabilidade em pós-graduações stricto sensu em administração no Brasil

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Lima, Carlos Eduardo de

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Resumo

Resumo: Ao longo de sua trajetória, o ensino e a pesquisa na área de administração foram marcados por valores conectados majoritariamente as questões econômicas, que deveriam se refletir em maior competitividade e nos resultados financeiros da empresa Contudo, desde que o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade passaram a ser temas pertinentes em conferências internacionais, a ideia desse tipo de formação passou a ser questionada e, em certos campos, reorientada Em nível nacional, algumas instituições de ensino consideraram esta mudança de orientação, todavia são experiências isoladas, pois não há diretrizes oficiais tratando especificamente de inserir a sustentabilidade nos diversos níveis de ensino Entre estas experiências, três programas de pós-graduação em Administração no Brasil destacam-se por possuírem área de concentração e linhas de pesquisa contemplando a temática da sustentabilidade Diante dessa especificidade, o objetivo desta Dissertação foi analisar como ocorreu a institucionalização da temática da sustentabilidade nesses três programas de pós-graduação de nível stricto sensu em Administração no Brasil Os casos selecionados foram: o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina, o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio grande do Sul e o Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza O aporte teórico do trabalho é composto por elementos da teoria institucional e da sustentabilidade A pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória, descritiva e de estudo de casos múltiplos Os dados são primários e secundários, cujas fontes são documentos e conteúdo coletados por meio de entrevista semiestruturada A análise dos dados ocorreu mediante análise semântica de categorias Entre os resultados, observou-se que as inclusões da temática nos programas estudados são heterogêneas, apontando para o fato de existirem múltiplas lógicas operando no campo O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi, dentre os casos estudados, o pioneiro e exerceu influencia normativa e mimética nos outros dois programas analisados O Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina utiliza-se de trabalho institucional para manter a institucionalização e o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza procurou junto a outra instituição do campo estabelecer relacionamentos e parcerias afim de legitimar a nova instituição Verificou-se alguns desafios expostos pelos programas, dentre eles o embate entre o ensino tradicional na área de Administração e as especificidades da sustentabilidade Outro resultado da pesquisa refere-se na demonstração das formas como cada programa inseriu a temática da sustentabilidade em seu currículo

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Palavras-chave

Universidades e faculdades, Pós-graduação, Desenvolvimento sustentável, Estudo e ensino (Pós-graduação), Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Graduate work, Study and teaching (Graduate), Interdisciplinary approach to knowledge in educa

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