Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico

Data

Autores

Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Estudo e ensino, Educação matemática, Professores, Formação, Mathematics, Mathematics education, Teacher training, Study and teaching

Citação