A atuação do profissional da unidade de apoio à família dos núcleos de atividade de altas habilidades/superdotação

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Leonessa, Viviane Tramontina

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Resumo

Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo traçar o perfil do serviço e do(s) profissional(is) que atua(m) na Unidade de Apoio à Família dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) dos estados e Distrito Federal, identificando as atividades realizadas, seus objetivos, compreendendo também as necessidades, dificuldades e resultados positivos e confrontando-os com as instruções do Ministério da Educação (MEC) Como não foram encontrados trabalhos relacionados ao tema proposto, o presente estudo pode ser considerado inovador, configurando-se como pesquisa Survey Participaram do estudo onze NAAH/S, representados pelos coordenadores da unidade pesquisada Para elaboração do instrumento de coleta de dados, tomou-se como ponto de partida o documento orientador de implantação dos núcleos, proposto pelo MEC Também foram realizadas entrevistas com três pesquisadoras da área, que forneceram subsídios referentes à família da pessoa com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e à importância de oferecer-lhe atendimento, contribuindo para a elaboração do instrumento O instrumento de coleta dos dados consistiu em um questionário eletrônico com questões abertas e fechadas, criadas em aplicativo do Google Drive, enviado a todos os núcleos por email Os dados receberam tratamento quali-quantitativo, ou seja, as questões objetivas receberam tratamento de estatística descritiva e as informações subjetivas, coletadas por meio de respostas elaboradas pelos participantes, e foram agrupadas em temas de análise, criadas a partir dos conteúdos das respostas apresentadas nas questões, denominadas análise de conteúdo Os principais resultados demonstraram que os profissionais que atuavam nas unidades eram, em sua maioria, pedagogos e psicólogos, mas existiam também outras formações, que iam do ensino médio/técnico a outros cursos superiores Poucos eram os profissionais que possuíam formação específica para o atendimento à família de alunos com AH/SD, sendo esta uma das dificuldades vivenciadas por eles no serviço Evidenciou-se que a escassez de referencial teórico sobre a família da pessoa com AH/SD, seu atendimento, e de cursos de formação, além da total ausência de estudos sobre a Unidade de Atendimento à Família dos NAAH/S, contribuiu para tais dificuldades Os resultados desvelaram que os profissionais são envolvidos e dedicados às propostas e objetivos da unidade, mas as dificuldades financeiras, de recursos materiais, de equipamentos e de formação tornavam o trabalho mais difícil A carência de parcerias com instituições de ensino superior foi outro aspecto verificado, que trouxe como consequência a baixa produção de conhecimentos e oportunidades de capacitação por meio de cursos, palestras, grupo de estudos a serem ofertados à equipe, aos familiares dos alunos e à comunidade escolar Considerou-se que essas parcerias poderiam favorecer a elaboração de projetos financiados por agências de fomento que contribuiriam para a captação de recursos, ampliação do atendimento e promoção de pesquisas Por fim, verificou-se que o incentivo e o apoio dos governos estaduais, municipais e federal eram insuficientes, supostamente pelo privilegio dado ao atendimento e à formação de profissionais nas salas de recursos multifuncionais Espera-se que a discussão deste tema contribua para a elaboração de novas pesquisas e conduza a reflexões acerca da formação do psicólogo e profissionais da educação, especialmente no atendimento à família da pessoa com AH/SD

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Palavras-chave

Superdotados, Crianças superdotadas, Educação, Education - Brazil, Gifted children

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