Estudo dos registros de representação semiótica mediados por um objeto de aprendizagem
Arquivos
Data
Autores
Felix, Anágela Cristina Morete
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade investigar possíveis contribuições da utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem para o estudo das representações semióticas Para alcançar tal objetivo trabalhou-se o Objeto de Aprendizagem “Balança Interativa” com estudantes que participavam do programa Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática, em uma escola pública do munícipio de Abatiá/Pr O recorte investigativo busca identificar os dois tipos de transformação das representações semióticas, os tratamentos e as conversões, em tarefas realizadas por esses estudantes A revisão de literatura reporta-se a Valente (1999), Kenski (27), Castro-Filho (27), Borba e Penteado (212), entre outros, focando o uso das tecnologias no âmbito da educação e da educação matemática e Raymond Duval (29) contemplando a teoria dos registros de representação semiótica A investigação, de caráter qualitativo, fundamenta-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24) para subsidiar a organização e a interpretação dos dados A análise foi efetuada a partir dos registros escritos dos estudantes Os resultados apontam que, após a intervenção com o Objeto de Aprendizagem, a conversão e o tratamento foram manifestados nos registros efetuados por esses estudantes para ordenar e resolver o problema proposto pela questão Embora tenha sido utilizada mais de uma representação para uma mesma questão, alguns estudantes apresentaram dificuldades em relação ao pensamento algébrico, bem como às operações aritméticas Observou-se que a utilização de estratégias diferenciadas com estes estudantes, tais como computador, internet e Objetos de Aprendizagem, pode contribuir com a aprendizagem deles Além disso, a utilização de tais recursos poderá colaborar com estudos a respeito dos registros de representação semiótica
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Semiótica, Educação matemática, Ensino auxiliado por computador, Tecnologia educacional, Study and teaching, Semiotics, Computer-assisted instruction, Educational technology, Mathematics education - Mathematics