Ensinar e aprender : representações sociais de professores do ensino fundamental
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Marchese, Rosana Daliner Acosta
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Resumo
Resumo: Situado na interseção dos campos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961/212) e Educação (CHARLOT, 199; MADEIRA, 1991), este estudo vincula-se a linha de pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contexto Escolares” do programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, tem por referência o ensinar e aprender como trabalho e por suporte teórico-metodológico a abordagem estrutural desenvolvida por Jean-Claude Abric (1994a) Pressupondo que qualquer representação social é uma organização significante que permite ao indivíduo perceber e atribuir características a um objeto/fenômeno (SÁ, 1998), integrando-as às suas experiências anteriores, aos sistemas de atitudes e valores que guiam seus comportamentos, porém cientes de que o acesso ao conteúdo não é suficiente para compreender as formas pelas quais uma representação social opera Investigamos com o intuito de caracterizar a estrutura e organização dos elementos constitutivos da representação social <Ensinar é> e < Aprender é> de professores que atuam nas três primeiras séries/anos do ensino fundamental da rede municipal de Londrina-Paraná O grupo de professores(as), constituído por 2 participantes, apresenta perfis distintos quanto: à idade (a maioria entre 3 e 4 anos – 38%); experiência profissional (42,5% contam com um ano ou menos); formação acadêmica (7,5% com formação em nível de pós-graduação, 7% em cursos de lato sensu e um de mestrado) Os dados foram coletados coletivamente com a aplicação de um teste de associação de palavras no qual os participantes deveriam registrar as cinco primeiras palavras que fossem de imediato evocadas e completassem as expressões <Ensinar é> <Aprender é>, e questionários Após responderem ao teste, os participantes deveriam hierarquizar as palavras evocadas, informar a palavra que consideravam imprescindível e justificá-la Face à diversidade lexical verificada, o corpus inicial foi submetido a um tratamento, respeitando-se o radical e frequência das palavras As respostas foram examinadas quanto à frequência e à média das respectivas ordens de evocação e hierarquização, tendo por suporte o software EVOC Esse procedimento viabilizou a obtenção de resultados estatísticos e da listagem das palavras co-ocorrentes, que sustentaram outras análises: as prototípicas (construção de quadros de quatro casas para as evocações iniciais e das hierarquizadas para comparação) e as do índice de centralidade da representação (INCEV), proposto por Wachelke (29) O software ATLASTi 7 também foi utilizado, visto que além de propiciar a organização e tratamento qualitativo dos dados, dá suporte a outras interpretações analíticas a partir da análise de conteúdo Os resultados evidenciaram que estruturalmente a representação social estudada apontou para a centralidade do ensinar os elementos: aprender, dedicação, compartilhar, conhecer, mediar, e a centralidade do aprender os elementos conhecer, compreender, construir, crescer, descobrir e dedicação Conclui-se que as representações sociais do grupo de professores investigados sobre ensinar e aprender, podem ser compreendidas como relacionadas, ou mesmo como indissociáveis, visto que a maioria dos léxicos evocados foi o mesmo tanto para ensinar como para aprender
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Palavras-chave
Representações sociais, Professores de ensino fundamental, Formação, Ensino, Psicologia social, Education - Brazil