Ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de política pública no município de Rolândia, PR

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Resumo: Esta pesquisa surgiu do interesse em estudar o ensino de Língua Estrangeira para crianças (LEC), tendência crescente em vários países do mundo Em nosso país, essa oferta vem acontecendo em alguns municípios de modo heterogêneo: ora em formato de projeto ora como exigência legal Em Rolândia, município situado no norte do Paraná, o projeto inicial de Ensino de Língua Inglesa (LI) da rede municipal transformou-se na Lei nº 3446/21, que instituiu o ensino da Língua Inglesa nas escolas pertencentes à rede municipal O objetivo deste estudo é investigar os motivos que levaram à obrigatoriedade da oferta de LI naquela cidade, assim como compreender as justificativas que embasaram essa ação naquele contexto, vislumbrando desse modo, o papel que a LI tem exercido na sociedade Para isso, reflito sobre as ideologias que permeiam a cadeia de documentos que sustentam essa lei bem como os discursos daqueles que a articularam e legitimaram A fim de alcançar esses objetivos, apoio-me nas reflexões de Bowe et al (1992), Ball (1994) e Mainardes (26) sobre a Abordagem do Ciclo de Políticas como referencial analítico dos discursos adotados nos documentos produzidos para a implementação da lei e também para a análise dos contextos de influência, produção de texto e contexto de prática As contribuições de Apple (1982, 1989a, 1989b), Giroux (1987, 1997) e Silva (1994, 1999, 2) acerca das relações entre pedagogia, currículo, conhecimento, poder e ideologia também guiam a pesquisa frente a essa realidade Este trabalho delimita como corpus o texto da Lei supracitada, assim como os textos fundamentadores dessa lei: um Parecer produzido a fim de defender a lei na Câmara Municipal de Vereadores, entrevistas com os envolvidos em sua criação, redação e defesa, e textos produzidos pela mídia local A análise é feita com base na Abordagem do Ciclo de Política, conforme já explicitado As análises dos dados colaboraram para a compreensão das relações entre língua inglesa e globalização e seus efeitos em nível local, uma vez que as práticas globais de ensino de LIC influenciaram fortemente a política educacional em Rolândia e os discursos que a sustentaram Há também semelhanças entre os contextos local e global no que diz respeito às dificuldades e desafios na implantação desse ensino, permitindo que esse trabalho ofereça reflexões, informações e argumentos àqueles envolvidos com a implantação ou ensino de LIC

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Palavras-chave

Políticas públicas, Rolândia (PR), Aquisição da segunda linguagem, English language, Public policy, Rolândia (PR), Study and teaching

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