Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de física do ensino médio
Arquivos
Data
Autores
Medeiros, Ana Aline de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para o ensino de física Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos de física O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD/212 Para isso, elaboramos quatro categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas: experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa historiográfica do nosso referencial No entanto, pressupomos que um dos fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios autores Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe dificuldade de programar a proposta de HFC Acreditamos, portanto, que o estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de HFC no ensino de física
Descrição
Palavras-chave
Física (Ensino médio), Livros didáticos, Ciência, História, Ciência, Physics, Physics, Science, Science - Science - Concept formation, Study and teaching, Textbooks, History, Philosophy