A formação do leitor por professores participantes do programa "Ler e Escrever" : significados atribuídos e implicações

Data

Autores

Garcia, Aline Telles

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Os desafios presentes nos processos de formação de professores e, especificamente, de formação do leitor têm sido amplamente revisitados nas últimas décadas Nesse âmbito pensamos que a superação desses desafios depende, em significativa parte, da reflexão sobre as concepções e práticas dos docentes, à luz dos dizeres, acerca do que é e como nos tornamos e formamos leitores Nessa direção, buscamos compreender quais os significados e as possíveis implicações – revisões ou mudanças na prática - ao ensino da leitura/formação do leitor após a participação de professores do Ensino Fundamental de Assis-SP no Programa de Formação de Professores Ler e Escrever Para tanto, partimos de um estudo de caso com abordagem qualitativa, produzindo dados do Programa de Formação Ler e Escrever e o Currículo do Ciclo I – Ensino Fundamental do Estado de São Paulo Dialogamos com autores como Alarcão, Bakhtin, Freire, Nóvoa, Vygotsky, e questionários e entrevistas foram utilizados O estudo permite apontar que a formação de professores, a partir da superação do processo de reprodução técnica, oportuniza e consolida o fazer reflexivo, ou seja, observa-se no discurso sobre a prática do professor a teoria/construto teórico e procedimentos metodológicos do programa de formação do qual participou No contexto da pesquisa, evidenciou-se que embora a formação do professor tenha sido determinada pela Prefeitura Municipal de Assis ao aderir Programa Ler e Escrever, houve aceitação por parte dos professores, principalmente, por vivenciarem significativa mudança quanto a formação do leitor, núcleo de análise Verificamos, ainda, que os professores sujeitos da pesquisa buscam e empenham-se para a construção de um constante aprender para melhor formar/formar-se lendo e atribuindo sentido à própria ação didático-pedagógica

Descrição

Palavras-chave

Programa de Formação de Professores Ler e Escrever, Professores, Formação, Educação permanente, São Paulo (SP), Reading, Study and teaching

Citação