Análise dos saberes docentes recomendados pela produção acadêmica para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

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Nozi, Gislaine Semcovici

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Resumo

Resumo: A carência de formação para atuar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) tem sido apontada pela literatura da área da Educação Especial e da Educação como uma das questões que mais dificulta a inclusão dos alunos com NEE Também se configura como um tema pouco explorado na literatura da área os saberes necessários para uma atuação pedagógica que favoreça o processo de inclusão Tendo em vista essas questões, o presente trabalho teve o objetivo de caracterizar os saberes recomendados por pesquisadores da área como necessários ao professor do ensino regular para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Para tanto, realizamos uma pesquisa documental O material analisado foi constituído de 121 teses e dissertações defendidas entre os anos de 25 e 21 disponíveis no Banco de Teses da Capes A partir de procedimentos sistematizados de análise nos materiais selecionados, identificamos 68 extratos de textos relacionados ao objetivo proposto, os quais foram organizados, seguindo as orientações de Bardin (26), em temas e categorias Os resultados consistiram de cinco temas com as seguintes denominações: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e outras características pessoais do professor que favorecem a inclusão de alunos com NEE Estes, por sua vez, foram subdivididos em categorias Os temas mais citados nas publicações analisadas foram: primeiramente, a dimensão atitudinal, especialmente a categoria relacionada à necessidade do professor valorizar a diferença e a heterogeneidade, acreditar no potencial dos alunos e estimular o desenvolvimento dos mesmos O segundo tema mais citado referiu-se à dimensão procedimental, relacionada à necessidade do professor identificar e atender às necessidades educacionais de cada aluno Observa-se, pela análise do material coletado, que as recomendações dos pesquisadores trazem implicações para a formação de professores seja em nível de formação inicial, continuada e/ou em serviço e que os saberes mais frequentemente indicados como necessários para a atuação pedagógica em classes inclusivas não contribuem apenas para o processo de inclusão de alunos com NEE, mas também para o processo educacional de todos os alunos, sejam eles com ou sem NEE

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Palavras-chave

Psicologia educacional, Educação especial, Educação inclusiva, Professores, Formação, Inclusive education

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