O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : uma pesquisa colaborativa

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Vioto, Josiane Rodrigues Barbosa

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Resumo

Resumo: Esta pesquisa tem como tema as contribuições do Supervisor Pedagógico em relação à organização de uma escola inclusiva Objetivamos com esse estudo desenvolver um processo de intervenção junto à supervisão pedagógica de uma escola Municipal de Londrina de Ensino Fundamental I, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), por meio de uma pesquisa colaborativa Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação à organização de escolas inclusivas, e o papel do gestor pedagógico para isso Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que ela permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação A principal participante foi 1 supervisora pedagógica, bem como os demais professores da escola, que também colaboraram: 1 professora de apoio, 1 professora da sala de recursos e 1 professores regentes Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Foi realizado junto à supervisora pedagógica, às professoras de apoio, à professora da sala de recursos e aos professores regentes das classes comuns o levantamento de seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com NEE; suas dificuldades diante do processo inclusivo; suas necessidades de formação e as condições necessárias para incluir alunos com NEE por meio da realização de entrevista, aplicação de questionários, bem como observações diretas em diversos contextos escolares e acompanhamento do trabalho da supervisora 2ª) Foram desenvolvidos procedimentos de intervenção com base na metodologia denominada pesquisa colaborativa, tais como: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas das participantes relacionadas ao processo de inclusão dos alunos com NEE e participação colaborativa da pesquisadora no contexto educacional junto às professoras regentes e à supervisão pedagógica em relação aos procedimentos destinados à inclusão dos alunos com NEE 3ª) Foi realizada uma entrevista junto à supervisora pedagógica com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram que a supervisora pedagógica e a maioria dos professores, inicialmente, apresentavam concepções equivocadas a respeito do processo de inclusão, o qual foi trabalhado em ciclos de estudos, conversas reflexivas e atuações colaborativas envolvendo pesquisadora e os participantes Também foram discutidos o papel do professor de apoio e da sala de recursos junto à supervisora pedagógica e as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa nos permitiram constatar e reafirmar a importância do trabalho do supervisor pedagógico no que se refere à organização da escola inclusiva, bem como as contribuições do trabalho colaborativo como meio de formação dos profissionais da área da educação em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE Um dos aspectos que dificultou a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção foi a falta de tempo das participantes para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa referentes à formação por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre as práticas, em consequência das condições dispostas pelo sistema de ensino

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Palavras-chave

Educação inclusiva, Professores de educação especial, Formação, Educação, Estudo e ensino, Inclusive education, Special education teachers, Education, study and teaching

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