O professor temporário e sua ação no ensino de geografia
Arquivos
Data
Autores
Fernandes, Juliene Soares
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades do professor, levantando questões como a indisciplina, a falta de motivação dos alunos, o domínio do conteúdo pelo professor, o uso de métodos de ensino voltados para a construção do pensamento crítico do aluno e o papel dos professores temporários no processo de ensino-aprendizagem Assim, viu-se a necessidade de realizar uma pesquisa teórica e empírica sobre o professor, o professor temporário e o trabalho temporário para verificar como esta condição reflete na prática de ensino, entrevistando professores da rede estadual dos municípios de Santa Cecília Pavão, São Sebastião da Amoreira e Assaí A pesquisa identificou que os professores não efetivos não possuem consciência da interferência do trabalho temporário na aprendizagem dos alunos e na construção do conhecimento, de como o sistema de trabalho enfraqueceu a prática de ensino e que, além de trabalhar em condições precárias são submetidos a horas extras de serviço para garantir um bom salário, além de viver com a instabilidade funcional e financeira
Descrição
Palavras-chave
Professores, Emprego temporário, Geografia, Prática de ensino, Educação e Estado, Study and teaching, Practice teaching, Geography, Study and teaching - Environment, Teachers - Temporary employment