Sereia-pássaro : Maria Bethânia e o encontro do teatro com a canção

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Forin Junior, Renato

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Resumo: Ao longo de sua carreira, a intérprete Maria Bethânia protagoniza espetáculos cujos roteiros são pensados a partir da minuciosa organização intertextual de excertos literários e canções Estes textos são fragmentados, editados e reorganizados para a composição de uma dramaturgia integral Sempre concebidas por diretores teatrais, as montagens compõem-se de um elaborado sistema de signos em que a palavra (cantada ou recitada) dialoga com a música, a cenografia, os figurinos, a iluminação e a interpretação – o que exige uma leitura abrangente por parte do espectador O resultado é uma obra polissêmica, de caráter autoral e que reelabora pilares do drama aristotélico como a noção de personagem e fábula Ela encontra na encenação performática a plenitude de sua realização poética Tais traços formais permitem situar o trabalho de Maria Bethânia como uma ponte entre ancestrais modos do fazer poético e contemporâneas modalidades do drama A presente Dissertação chega a estas características a partir da análise do espetáculo Pássaro da manhã, dirigido por Fauzi Arap no ano de 1977 O show foi projetado como uma espécie de prenúncio da anistia em plena ditadura militar e para chamar a volta de dois brasileiros exilados: o teatrólogo Augusto Boal e o poeta Ferreira Gullar A dramaturgia recorre a temas como a espera, a saudade, a prisão, o regresso Para tanto, trabalha a oposição semântica entre luminosidade X escuridão e evoca imagens poéticas, como a das aves que desejam voltar aos lares A análise estende-se às metáforas visuais concebidas pelo cenógrafo e figurinista Flávio Império Antes do estudo do espetáculo, o trabalho amplifica a sua abrangência ao trazer reflexões sobre o nascimento indistinto da poesia, da música e do teatro em contextos orais, bem como sobre as origens do drama musical, que veio a desenvolver-se em gêneros como a ópera e o teatro ligeiro Na Grécia Homérica, encontramos a lenda das sereias-pássaro, que nos serve de alegoria para uma intérprete que fascina pelo uso da palavra oralizada, canto-falada Paralelamente, dedicamos capítulo à parte para pensar a influência da oralidade, herança da miscigenação, na configuração das formas artísticas brasileiras, fato que se evidencia na potência da música popular Por fim, traçamos um longo e inédito estudo sobre as relações entre canção e teatro no Brasil, com especial destaque para os primeiros séculos, o teatro musicado (ou ligeiro) e os musicais políticos da década de 196 Maria Bethânia situa-se na ponta desta trajetória aglutinando tendências numa forma dramática singular

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Palavras-chave

Música brasileira, Teatro, Música e literatura, Brazilian music

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