Validade da sustentabilidade social enquanto uma competência organizacional

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Bansi, Ana Claudia

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Resumo

Resumo: O objetivo principal desta Dissertação foi o de analisar a validade da sustentabilidade social enquanto uma competência organizacional componente de um modelo de gestão da sustentabilidade por competências Para o alcance deste, outros quatro objetivos específicos foram delineados: descrever as bases conceituais e práticas da sustentabilidade, em específico da sustentabilidade social, em contexto organizacional; explicar a proposição da vinculação da teoria do agir organizacional e das competências com a sustentabilidade social; estabelecer o processo para análise da validade empírica da sustentabilidade social enquanto uma competência organizacional; e descrever as contribuições advindas da análise da validade proposta Estes objetivos foram alcançados através de uma trajetória teórica que trouxe avanços concernentes ao tratamento da sustentabilidade social como uma competência componente da sustentabilidade organizacional, esta última, no contexto de um modelo para a gestão da sustentabilidade nomeado ‘Framework representativo do acontecimento da sustentabilidade organizacional’ de Munck, Munck e Borim-de-Souza (211) Este avanço ainda gerou um ‘Framework representativo do acontecimento da sustentabilidade social’ A pesquisa é caracterizada como qualitativa e exploratória, e para realizar a pesquisa empírica um ‘Ciclo interligado de validação qualitativa’ foi utilizado, contendo três etapas: definição constitutiva e operacional; validade de construto (a qual envolve a validade de conteúdo, a validade de face, e a confiabilidade); e validade preditiva Três empresas aceitaram participar da pesquisa de campo, duas do setor energético e uma do setor de mineração Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 212 por meio de uma sessão de grupo focal contendo cinco participantes, entrevistas individuais com 25 participantes e análise dos relatórios de sustentabilidade das três empresas Através da confrontação entre o levantamento teórico, a análise das entrevistas e dos documentos, foi realizada a análise de cada etapa do ciclo separadamente Constatou-se que a sustentabilidade social, nos limites desta pesquisa, é válida como competência organizacional componente da sustentabilidade organizacional Esta pesquisa explicita a necessidade de que novos estudos sejam realizados com o intuito de encontrar mecanismos de mensuração mais amplos que apontem para meios de operacionalização e gestão da sustentabilidade social com maior exatidão Por fim, conclui-se que este estudo, além de disponibilizar uma arquitetura para orientar e discutir o desenvolvimento da sustentabilidade social nas empresas, também apresentou sugestões sobre como as organizações podem manter um relacionamento com as pessoas e a sociedade ao seu entorno de maneira alinhada às premissas da sustentabilidade social Espera-se também, que o presente estudo suscite discussões e reflexões sobre o papel das organizações perante a sociedade

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Palavras-chave

Responsabilidade social da empresa, Empresas, Aspectos sociais, Competência e desempenho, Desenvolvimento organizacional, Social responsibility of business, Business enterprises, Competence and performance, Organizational change, Social aspects

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