"A menina que falava inglês" : a construção identitária de uma professora de inglês sob as lentes da pesquisa com base em narrativas
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Barcaro, Carla Fabiana
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Resumo
Resumo: Esta Dissertação apresenta reflexões concebidas a partir de uma pesquisa com base em narrativas (BRUNER, 1998, 21; POLKINGHORNE, 1988, 1995; BELL, 22; CLANDININ, 1986, CONNELLY, CLANDININ, 1999; CLANDININ, CONNELLY, 2) fundamentada na análise de minhas narrativas autobiográficas Como base ontológica e epistemológica para o desenvolvimento desta autoinvestigação, considerei a perspectiva sócio-histórico-cultural (VYGOTSKY, 1991; FREITAS, 1994, 22; LAVE, 1996; COLE, 1996; BRUNER, 1998, 21; MATEUS, 25, 26, 211; REIS, 26; DAMIANOVIC, 29; JOHNSON, 29; VAGAN, 211) Pesquisas embasadas nesses construtos teóricos viabilizam a compreensão de experiências do sujeito em relação a outros indivíduos sociais nelas envolvidos Também permitem ponderar como as experiências elencadas e analisadas se articulam em favor da constituição identitária e da formação profissional do sujeito (CLANDININ, 1986; CLANDININ, CONNELLY; 1999; SILVA, 2; MOITA, 1995; NÓVOA,1995; HALL, 26; ROMERO, 28, 21; BAUMAN, 25; VAGAN, 211) Portanto, no contexto deste estudo, a vida social é vista como solo de construção do ser professor e do ser indivíduo, pleno de singularidades e inclinações identitárias múltiplas Assim, o objetivo do estudo foi analisar as possíveis relações entre as experiências marcantes de minha vida (JOSSO, 26) e a participação de outros na escolha em ser professora de inglês e na constituição identitária A Linguística Aplicada, por meio da Semântica Argumentativa (BENVENISTE, 1995, 26; CARVALHO, 1998; DUCROT, 1987; KOCH, 2, 24; OLIVEIRA, 22, 24, 28, OLIVEIRA; SOUZA, 1993; SANDMAN, 1993), concorreu para a mobilização de conhecimentos ao potencializar um distanciamento entre mim, professora-pesquisadora, e meus próprios dados Como resultado da pesquisa, foram observadas marcas linguísticas que apontam para pontes construídas em direção à docência, a despeito das vozes contrárias a essa escolha, e para traços de uma constituição identitária múltipla, flexível e marcada pelo papel do outro nos processos de ser/tornar-se professora Foi possível, portanto, verificar a pertinência da perspectiva socio-histórico-cultural e dos construtos teóricos de identidade explicitados no estudo Por esse motivo, considero que pesquisas com narrativas que envolvem em suas análises o próprio autor dos relatos, permite vislumbrar importantes compreensões de si mesmo e de outros envolvidos no processo formativo do pesquisador Elas podem ser uma estratégia proveitosa na conscientização daqueles que decidem, de uma forma ou de outra, seguir o caminho da carreira docente
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Palavras-chave
Professores de inglês, Identidade profissional, Professores de inglês, Narrativas pessoais, Personal narratives, English teachers