A propaganda política e os efeitos de sentido nas comunidades populares

Data

Autores

Trindade, Larissa Crepaldi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A pesquisa intitulada “A propaganda política e os efeitos de sentido nas comunidades populares” tem como propósito verificar as estratégias utilizadas nos textos publicitários e como esses mecanismos estratégicos textuais promovem identificação e persuasão com o público a que se referem Incentiva, também, a prática da leitura completa como forma de motivação aos educadores, mostrando a possibilidade da aplicação de novos formatos de leitura no processo educativo Os filmes publicitários analisados foram exibidos durante os governos dos presidentes Fernando Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva junto às comunidades populares O estudo considera a perspectiva pragmática sócio-interativa da Linguística Textual que implica os princípios de cooperação e interação entre o falante e o ouvinte, permitindo que o ouvinte interprete o enunciado do seu interlocutor, levando em conta, além do significado literal, elementos da situação e a intenção do autor, ou seja, todo o contexto que envolve a situação comunicativa Portanto, o objetivo da pesquisa é contribuir com a área da Educação, no sentido de mostrar que o leitor, apesar de interagir com o texto na busca pelo sentido, não possui criticidade suficiente para realizar uma leitura completa Foram gravados seis filmes no total, sendo dois do Governo Collor, dois do Governo Fernando Henrique Cardoso e dois do Governo Lula, todos exibidos pela Rede Globo de Televisão no período apontado e que se referiam a período de eleições, propostas de governo e benefícios oferecidos à sociedade A teoria da Linguística Textual contribuiu nas análises com os fatores de textualidade e as estratégias de referenciação propostos por Ingedore Villaça Koch e a Semiótica Peirciana auxiliou na leitura de signos representativos Os resultados dessas análises provam a existência de estratégias de processamento textual baseadas na seleção de elementos linguísticos e não linguísticos que, no ato da interação entre autor e leitor, conseguem persuadir o leitor-modelo aos objetivos ilocucionais do autor

Descrição

Palavras-chave

Linguagem, Campanhas publicitárias, Language, Advertising campaigns

Citação