Influência do teor de umidade, porosidade e do tempo de aplicação na mistura solo-cimento para pavimento rodoviário de um solo da bacia do Paraná

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Cancian, Max Alberto

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Resumo

Resumo: As obras de pavimentação, em geral, são de grande importância à engenharia civil, pois necessitam de grandes investimentos financeiros, em suas execuções Cabe destacar, que a adoção de soluções equivocadas pode resultar em gastos desnecessários, obras inacabadas ou com problemas de compatibilidade entre o solo e o sistema de pavimentação adotado Este trabalho de pesquisa apresenta um método para um estudo teórico-prático sobre o influência da umidade, da porosidade e do tempo de aplicação na mistura de base de pavimento rodoviário de solo estabilizado com cimento Portland, largamente utilizado na região oeste do estado do Paraná A pesquisa tem como estratégia um estudo a partir de vários ensaios de laboratório e ensaios de carga em campo, em um pavimento de rodovia O solo utilizado na pesquisa foi coletado de uma obra rodoviária, na cidade de Tuneiras do Oeste, sendo que os experimentos de laboratório e pavimento foram realizados no município de Marechal Cândido Rondon O objetivo desse trabalho é avaliar a influência do teor de umidade, porosidade e do tempo de aplicação no comportamento da mistura de solo estabilizado com cimento Portland, para que projetistas e executores de obras rodoviárias, que utilizam este material, tenham mais subsídios e, com isso, sejam evitados casos de diminuição na qualidade e consequentemente de durabilidade, nas obras com esta solução de engenharia Os resultados apontaram a influência da dosagem de água na resistência à compressão simples da mistura, devido à modificação desta na estrutura do solo-cimento e na hidratação do cimento Com relação à porosidade verificou-se que quanto menos poroso o solo-cimento melhor é desempenho mecânico Constatou-se que o tempo entre homogeneização e compactação do solo cimento é limitado, sendo que o mesmo varia conforme a dosagem da água, quantidade de cimento de cimento e de parâmetros da compactação

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Palavras-chave

Solo-cimento, Pavimentos, Pavimentos de asfalto, Rodovias, Construção, Soil-cement pavements, Pavements, asphalt, Construction, Civil engineering, Roads

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