A formação do professor de física no contexto do PIBID : os saberes e as relações
Arquivos
Data
Autores
Fejolo, Thomas Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A presente investigação focalizou a formação do professor de Física no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A equipe analisada pela pesquisa foi composta por dois estudantes de licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina e um professor de Física da Rede Estadual de Ensino Para fins de organização e interpretação das informações coletadas utilizaram-se os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo Tendo em vista a interação desta equipe buscamos pesquisar: 1) os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes de licenciatura durante a atividade de supervisão Para isso utilizamos vinte e três categorias a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al (1998) Tais categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza em suas ações: os saberes da gestão de classe e da gestão de conteúdo; e 2) As relações com o saberes estabelecidas pelos estudantes de licenciatura Para este propósito utilizamos as nove categorias de relações com o saber de Arruda et al (211) Como resultados de pesquisa esta Dissertação destaca: 1) os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação, com detalhes sobre os tipos mais presentes em sua comunicação – saber sobre o “Planejamento dos conteúdos de aprendizagem”, sobre o “Planejamento das atividades de aprendizagem”, sobre o “Planejamento do ambiente educativo” e sobre “Ensino Explícito”; e 2) o processo de construção, pelos estudantes de licenciatura, de determinados tipos de saberes – saber sobre o conteúdo, sobre o planejamento e avaliação do ensino, saber sobre a identidade profissional, sobre a indisciplina dos alunos, saber sobre a reflexão docente, entre outros
Descrição
Palavras-chave
Física, Estudo e ensino, Física, Formação de professores, Física, Study and teaching, Teacher training, Research grants, Physics