Capacidade para o trabalho e Síndrome de Burnout em docentes do Curso de Fisioterapia da cidade de Londrina-PR
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Grott, Mariana Goeldner
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Resumo
Resumo: Objetivo: analisar fatores associados à capacidade para o trabalho e à percepção de burnout entre docentes fisioterapeutas das instituições de ensino superior (IES) da cidade de Londrina-Pr Método: Foi realizado estudo transversal com população composta de 71 professores do curso de Fisioterapia Para a avaliação dos profissionais, foram utilizados três instrumentos: questionário com características sociodemográficas e profissionais; o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Maslach Burnout Inventory (MBI–ED) Os instrumentos foram autoaplicados e posteriormente inseridos no banco de dados Para análise descritiva utilizou-se o programa SPSS 2, tendo estabelecido um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p<,5 Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para análise da estatística descritiva e para análise multivariada foi realizada a Regressão de Poisson Neste modelo, adotou-se como variáveis independentes as características sócio demográficas e características profissionais Foram apresentadas razões de prevalência não ajustadas (após análise bivariada) e ajustadas, como resultado no modelo final Resultado: dos 71 professores de todas as IES da cidade, 5 foram excluídos e 58 devolveram os questionários Quanto aos domínios do burnout encontrou-se em 25,8% dos educadores altos escores no domínio realização profissional, seguido pela alta exaustão emocional em 22,4% e pela despersonalização em 1,3% Foi identificada associação entre o estado civil com a síndrome de burnout no domínio realização profissional e entre o tipo de instituição em que trabalha no domínio exaustão emocional assim como no ICT Correlacionando o MBI-ED com o ICT foi encontrada significância nos domínios exaustão emocional (r=-,42, p <,1) e despersonalização (r= -,28, p= ,2) identificando que quanto menor a exaustão emocional e a despersonalização maior a CT Conclusão: O estudo revela a necessidade de monitoramento do estado de saúde física e mental e da CT dos professores, a fim de identificar alterações precocemente e implementar medidas preventivas
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Palavras-chave
Avaliação da capacidade de trabalho, Burnout (Psicologia), Stress ocupacional, Professores, Fisioterapeutas, Work capacity evaluation, Burn out (Psychology), Teachers, Job stress