O político pode ser pedagógico em língua inglesa para crianças : Representações do agir político de professores do ensino fundamental I da escola pública
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Moreno, Ticiane Rafaela de Andrade
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Resumo
Resumo: A presente Dissertação procura evidenciar as relações entre o político e o pedagógico nas representações de docentes de língua inglesa para crianças em dois contextos de ensino em um mesmo município do interior de São Paulo Os dois grupos de participantes são professores da rede municipal, e professores do estado que atuaram no projeto Early Bird; e foram submetidos aos instrumentos de geração de dados questionário e grupo focal, e entrevista, respectivamente A partir dos dados orais gerados, são investigadas as representações do agir docente (BRONCKART, 28) politicamente emancipatório (GIROUX, 1987) Os aportes teóricos que norteiam essa pesquisa são ancorados na Pedagogia Crítica (FREIRE, 214; MCLAREN, 25), no Ensino Crítico de Língua Inglesa (CANAGARAJAH, 29; MOITA LOPES, 28), no Ensino de Língua Inglesa para Crianças reflexivo e sócio-histórico (ROCHA, 21; AGRA, 216) como trabalho docente e seus agires concernentes, construtos subjacentes ao Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, MACHADO, 29) Os resultados sugerem que as representações são, em sua maioria, pautadas em um agir político acrítico, as quais demonstram ser incoerentes na teoria e na prática; ser baseadas em práticas bancárias; não enxergar a politicidade nas próprias práticas e no objeto de ensino; podem promover ação omissa e conservadora; e podem não fomentar a aprendizagem significativa para a criança Algumas outras são categorizadas como representações de transição, como a disposição de aprender com o aluno e sobre si mesmo; a não dissociação do cognitivo e do emocional; a ação criadora, a pró-atividade, e construção autônoma de práticas didáticas; a autoformação permanente; o reconhecimento da própria voz E, por fim, as representações pertencentes à transitividade crítica, mobilizadas discursivamente na forma de parcerias na resolução dos conflitos e como forma de aprendizagem, na análise crítica das ferramentas do agir e nos pressupostos de luta e formação coletiva
Descrição
Palavras-chave
Política e educação, Crianças, English language, Politics and education, Children, Study and teaching