Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina

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Manabe, Sergio Hiroshi

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Resumo

Resumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida

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Palavras-chave

Competência em informação, Auditoria interna, Comportamento informacional, Administração pública, Ciência da informação, Information literacy, Internal auditing, Information behavior, Public administration, Information science

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