A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
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Lourençato, Lidiane Camila
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Resumo
Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitos
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Palavras-chave
Educação, Educação histórica, Jovens, Formação de conceitos, História, History, Concept formation, Study and teaching, History - Education - Young