Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística

Data

Autores

Ferreira, Pamela Emanueli Alves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Estudo e ensino, Educação matemática, Estudantes, Testes e medidas educacionais, Mathematics, Mathematics education, Students, Mathematics, Active learning, Study and teaching, Tests and measurements in education

Citação