Entre permanências e subversões : a composição visual feminina nos livros didáticos de história

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Bernardelli, Marília Alcântara

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Resumo

Resumo: Dentre textos e atividades, as imagens também estão presentes nos livros didáticos Elas são, em alguns casos, as principais componentes do conteúdo e muitas delas têm a ilustração da mulher como principal representação Com intuito de compreender a composição visual feminina presente em seis coleções de livros didáticos de História para os anos iniciais, selecionados no Programa Nacional do Livro Didático do ano de 213, esta pesquisa teve como proposta analisar imagens por meio do método analítico das relações de gênero, tendo a historiadora Joan Scott (1994; 1991) como principal referência teórica desta metodologia Concomitantemente, guiamo-nos pelos pressupostos das autoras Martine Joly (212) e Cristina Costa (25; 1999), ao dialogarmos com a metodologia iconológica Ambos os métodos nos deram suporte de entendimento no que tange à construção das características feminina e masculina destinadas aos corpos sexuados Dividimos as figuras analisadas em quatro grupos temáticos para fazermos as discussões, sendo eles: trabalho e maternidade, movimentos sociais, professora e família e mulher negra Partimos da premissa da necessidade da reflexão do livro didático, da linguagem e da imagem como práticas culturais de modelos na sociedade, sendo potentes forças na formação das percepções sobre o corpo e as suas manifestações materializadas pelas relações de convívio que se mantêm através dele Em nosso estudo, foi possível identificar como a formação do olhar influencia no processo de interpretação da ilustração A expressão artística é carregada de sentidos e de subjetividade tanto do seu produtor quanto do seu admirador (COSTA, 25), e o impacto que ela mantém com o manual didático articula-se na relação entre sujeito e objeto em assimilações de identidades e diferenças Contudo, as imagens femininas apresentam-se entre permanências e subversões, enquanto sua condição historicamente construída pela sociedade

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Palavras-chave

Educação, Efeito das inovações tecnológicas, História, Livros didáticos, Mulheres, Education - Brazil, Textbooks, History

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