Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR

Data

Autores

Bugança, Natália da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticas

Descrição

Palavras-chave

Educação e Estado, Escolas, Organização e administração, Administração municipal, Education and State

Citação