Processos comunicacionais e sustentabilidade na Cia. Alfa de Alimentos

Data

Autores

Batistella, Morgana Lemos Monteiro de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A atualidade do tema sustentabilidade e a necessidade de mais estudos sobre o assunto desperta a atenção da academia e do mundo corporativo em função do comportamento da sociedade que se mostra mais atenta ao que tem acontecido ao redor do planeta Deste modo, o tema tem influenciado as mudanças nos processos e discursos organizacionais em favor da sustentabilidade, que se tornou uma importante estratégia nos negócios, o que impacta a gestão organizacional como um todo, e, por conseguinte, exige o redimensionamento das práticas de comunicação adotadas, ou a comunicação proporciona o sentido de sustentabilidade impactando, por sua vez, a gestão, ou seja, é a comunicação permeando todo o processo do discurso à prática da sustentabilidade das organizações Neste trabalho destaca-se a comunicação nas perspectivas funcionalista, a comunicação informacional e interpretativa, a comunicação relacional, pois se acredita que ambas se complementam na construção e entendimento da realidade organizacional Portanto, diante de temas complexos, recentes e relevantes, o trabalho tem como objetivo compreender a comunicação que constrói o significado sobre sustentabilidade para os indivíduos, partindo de uma discussão teórica que aborda os temas sustentabilidade, a sustentabilidade nas organizações, a contextualização da relação entre comunicação e organização e dos processos comunicacionais, seguido do estudo de caso único, cujos dados foram coletados por meio de pesquisa documental e pesquisa qualitativa com questionário semiestruturado com entrevista em profundidade e grupo focal, na tradição interpretativista, na Cia Alfa Alimentos, nome fictício, para preservar a identidade da organização, localizada no interior do Paraná A partir da análise dos dados foi possível observar os processos comunicacionais, por meio das vias informacional e relacional, se manifestando na organização, muitas vezes sem a possibilidade clara de identificar seu começo, meio e fim, já que a comunicação é contínua e complexa O estudo permitiu também verificar que os processos comunicacionais dão forma à organização, ou seja, por meio da comunicação informacional e relacional, a organização é construída no seu cotidiano por meio da informação e das oportunidades de interação que permitem a interpretação e a oportunidade de significação dos acontecimentos do cotidiano, impelindo o sujeito a agir, a produzir, a gerar experiências e alimentar o ciclo de interação, interpretação, resignificação a cada novo contexto

Descrição

Palavras-chave

Comunicação nas organizações, Empresas, Aspectos ambientais, Desenvolvimento sustentável, Gestão ambiental, Communication in organizations, Environmental aspects, Sustainable development, Environmental management, Business enterprises

Citação