A formação docente e a qualidade de ensino na Universidade Estadual de Londrina - UEL na percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação

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Klaus, Melina

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Resumo

Resumo: O objeto central deste estudo é compreender a percepção de coordenadores dos colegiados de cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina, a respeito da qualidade do ensino praticado em seus cursos e de que modo esta percepção pode contribuir para a discussão e análise de elementos envolvidos na formação para a docência no ensino superior Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: aprofundar os conhecimentos a respeito da formação para a docência no ensino superior; identificar elementos envolvidos nas percepções de coordenadores de cursos a respeito da qualidade de ensino dos cursos de graduação e da formação docente para o ensino superior; apontar limites e indicar possibilidades de aprimoramento da formação do professor do ensino superior com base na análise das percepções dos coordenadores de cursos à luz do referencial teórico estudado O estudo tem como premissa que qualidade de ensino e formação pedagógica do docente são variáveis de uma mesma equação, ou seja, estão diretamente ligadas Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório-descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com coordenadores de dezenove cursos de graduação da UEL A análise dos dados permitiu constatar que, na visão dos coordenadores, a ausência da formação pedagógica dos docentes pode ser considerada um dos obstáculos à oferta de um ensino de qualidade Houve indicação também de que há uma supervalorização de atividades relacionadas à pesquisa em detrimento das atividades relacionadas ao ensino, por parte do professor, o que faz com que este não se comprometa com as atividades da docência no curso em que atua, nem se engaje nele, resultando em uma ação isolada e desconexa do projeto pedagógico do curso Considera-se que os esforços devem centrar-se na discussão de questões ligadas à viabilização de uma política institucional de formação docente que oportunize o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior, oportunizando um ambiente formativo aos mesmos

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Palavras-chave

Ensino superior, Professores, Formação, Qualidade na Educação, Universidades e faculdades, Teachers of language, Quality of education, Universities and colleges, University teachers - Training, Formation

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