O sujeito pedagogo, sua identidade e formação : uma análise a partir das perspectivas dos discentes do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina
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Chingulo, Martinho Gilson Cardoso
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Resumo
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração “Educação Escolar”, na linha 2 “Docência: Saberes e Práticas”, núcleo 1: Formação de professores Por outra, o trabalho também está vinculado ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e trabalho docente Isto posto, tem-se como problemática, a seguinte questão: Como os discentes do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina concebem a identidade do sujeito pedagogo? De modo a responder a essa problemática, elencamos como objetivos específicos: 1-Analisar os contornos da educação e pedagogia ao longo da história e como estes influenciaram na constituição da identidade do pedagogo; 2- Identificar como se constitui a identidade do pedagogo em suas múltiplas dimensões Sendo assim, como objetivo geral, buscou-se compreender como os discentes do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina entendem a identidade do pedagogo e como esta é pensada no Currículo instituído e instituinte do Curso de Pedagogia Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, subsidiada pelo método crítico dialético, tendo como parâmetro a Análise de Conteúdo (BARDIN, 26), que possibilitou a análise dos dados coletados Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, bem como de um questionário composto de 1 perguntas, que se configurou como elemento de coleta de dados Ao término da pesquisa, constatamos uma certa complexidade em se definir peremptoriamente a identidade do pedagogo, e por isso, notamos em nossa análise as dificuldades expressas pelos discentes, em relação a compreensão identitária do pedagogo De modo geral, constatou-se que a identidade do pedagogo é mais complexa do que se imagina, e que a mesma, não é algo dado e acabado, mas, um processo que se constrói a vida toda, numa relação dialógica, que leva em consideração tudo o que envolve a vida acadêmica e profissional do pedagogo A pesquisa ainda revela que os discentes compreendem a importância da formação ético-político do pedagogo, e essa constatação encontra respaldo no currículo do Curso De acordo com os relatos dos estudantes, a dimensão ética no processo formativo do pedagogo se constitui num dos elementos mais importantes para a construção de sua identidade, visto que, todo seu exercício profissional se configura num ato eminentemente ético Quanto a questão da formação política, ficou evidente em nossa análise, por meio dos relatos dos acadêmicos, a necessidade de se dar mais atenção para essa dimensão no contexto da formação do pedagogo, uma vez que, educar é em certa medida, um ato político Destarte, os discentes percebem a ênfase que o curso atribui para a docência, porém, ressaltam um certo desalinhamento ou falta de articulação entre teoria e práxis para a atuação, o que afeta diretamente no processo da construção da identidade do Pedagogo
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Palavras-chave
Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Professores, Formação, Pedagogos, Education - Brazil, Teacher training, Pedagogues, Curriculum