O uso escolar de "Os miseráveis" em quadrinhos na aprendizagem histórica de jovens estudantes : um estudo na perspectiva do novo humanismo
Arquivos
Data
Autores
Martins, Giovana Maria Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, ao longo dos anos de 217 e 218 É um estudo iniciado na graduação em História na mesma Universidade sob a temática do uso de literatura no ensino de História A expansão do tema levou à presente investigação, que abrange o uso escolar das Histórias em Quadrinhos no ensino de História e envolve as discussões teóricas ligadas ao Novo Humanismo de Jörn Rüsen (215) A pesquisa se insere no campo da Educação Histórica (BARCA (21; 24), CAINELLI (29), FRONZA (27, 29), NECHI (217); SCHMIDT (29; 216) e utiliza uma versão em quadrinhos da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (publicada originalmente em 1862) para discutir problemas sociais e o humanismo com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Londrina Desenvolvemos um estudo exploratório utilizando aulas-oficina (BARCA, 24), realizadas ao longo dos meses de maio e junho de 218 Estas aulas-oficina envolveram uma roda de conversa, a produção de uma narrativa e de uma história em quadrinhos por parte dos estudantes, nos quais buscamos verificar o que os alunos entendem por problemas sociais e humanismo Para isto, utilizamos as discussões de Rüsen (212; 215) sobre o Novo Humanismo A metodologia utilizada para análise dos dados obtidos neste estudo foi uma combinação da Análise de Conteúdo (FRANCO, 28; BARDIN, 24) e da técnica de pesquisa denominada Investigação-Ação (COUTINHO et al, 29), entendendo que o objetivo da pesquisa foi, sobretudo, a utilização da história em quadrinhos como metodologia em aulas de História, com o objetivo de desenvolver o pensamento histórico dos alunos através da exposição de suas ideias e do desenvolvimento de seu pensamento crítico, em um movimento dialético que exigiu modificações e reflexões constantes, e estes objetivos alinham-se com as perspectivas combinadas da Análise de Conteúdo e da Investigação-Ação Concluímos que o uso das histórias em quadrinhos, das discussões sobre o novo humanismo e a produção de narrativas proporcionaram, aos alunos, o desenvolvimento do pensamento histórico, e também entendemos que contribuímos para uma educação de qualidade e comprometida com um mundo melhor
Descrição
Palavras-chave
Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Educação histórica, Histórias em quadrinhos, Humanismo, Education - Brazil, Comic books, strips, etc, Humanism