Participação política dos jovens estudantes do ensino médio e profissionalizante do CEEP Profª Maria do Rosário Castaldi

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Xavier, Carlos Alberto Silva

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Resumo

Resumo: Esta Dissertação apresenta uma reflexão sobre a participação política dos jovens estudantes do ensino médio e profissionalizante da rede pública estadual, considerando que, dentre as finalidades previstas nas diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação, para esta etapa do ensino básico, constam a formação do aluno como pessoa humana, o desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico, além da preparação para o trabalho e cidadania Objetivamos investigar a participação política desses jovens e, em que medida esta participação pode contribuir para solução dos problemas vivenciados no ambiente escolar, bem como, oferecer melhorias na qualidade do processo educacional Este estudo está relacionado à busca de elementos e estratégias que contribuam para o maior interesse dos jovens com o processo de ensino e aprendizagem, bem como a sua formação política para lidar com os problemas do ambiente escolar, sejam estes de caráter pedagógico ou de gestão Estabelecemos como campo de pesquisa o CEEP Profª Maria do Rosário Castaldi, situado na cidade de Londrina e, consequentemente como sujeitos, os alunos (as) matriculados(as) nos últimos períodos dos cursos do ensino médio normal, eletrotécnica, mecatrônica e administração A opção metodológica tem dimensão qualitativa, que possibilita a percepção da complexidade das interações sociais que vive o jovem estudante, suas formas de intervenção social e concepções acerca da dinâmica de funcionamento do ambiente escolar Buscamos o aporte teórico da Sociologia, Serviço Social e Pedagogia, para identificar a pertinência das categorias de análise da pesquisa Durante os meses de abril a setembro de 214, e julho de 215, foram feitas observações em sala de aula, das disciplinas de sociologia, bem como de reuniões e eventos promovidos pela escola, além da realização de uma oficina temática e aplicação de dois questionários aos estudantes, professores e coordenadores De posse da análise dos dados, concluímos que os jovens estudantes necessitam de estímulos e atitudes motivacionais por parte dos educadores, no sentido de lhes oportunizar a participação política, organizada, crítica e coletiva para que possam contribuir com a busca de soluções para os problemas do ambiente escolar e do processo de construção do conhecimento

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Palavras-chave

Juventude, Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Participação política, Trabalho, Social service

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