Percepções e práticas de professores de arte em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : um estudo de caso
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Ferracioli, Hellen Cristhina
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Resumo
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) requer uma reforma nas práticas e na organização das escolas regulares, e isso inclui o trabalho do professor de Arte, um dos atores no cenário escolar Dessa forma, torna-se relevante discutir sobre o ensino de Arte para alunos com NEE na classe comum Com base nos fundamentos da Educação Inclusiva e nos estudos sobre a formação de professores para favorecer a inclusão de alunos com NEE no ensino regular, propusemo-nos a investigar as percepções e as práticas dos professores de Arte ante alunos com NEE matriculados nas classes comuns, bem como a formação desses professores e as possíveis dificuldades para incluir os referidos alunos Participaram do estudo quatro professoras de Arte que atuavam em classes comuns nas quais estavam matriculados alunos com NEE, da rede pública estadual de ensino de uma cidade de médio porte, situada na região norte do estado do Paraná A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa, no formato de estudo de caso descritivo Os dados foram coletados por meio de entrevistas com as participantes e observações de suas aulas As entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado e as aulas observadas foram registradas de modo contínuo no protocolo de observação As informações obtidas foram analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo e organizadas em seis temas: 1) os atores escolares envolvidos com a pesquisa; 2) o cenário investigado; 3) as práticas pedagógicas das participantes; 4) as percepções das participantes; 5) as dificuldades das participantes para promover a inclusão de alunos com NEE; e 6) o apoio da comunidade escolar às participantes para a inclusão de alunos com NEE Os resultados evidenciaram que os cursos de licenciatura em Arte têm falhado em relação a preparar os professores para o atendimento de alunos com NEE na perspectiva da Educação Inclusiva Quanto à percepção das participantes sobre o processo de inclusão dos alunos com NEE, destaca-se que as opiniões se divergiram, havendo perspectivas mais otimistas quanto à possibilidade de incluir esses alunos nas classes comuns, e ressalvas, tendo em vista que algumas atitudes discriminatórias ainda se sustentam no cotidiano escolar Verificou-se também que, em determinadas ocasiões, as práticas docentes implementadas pelas participantes propiciaram a inclusão de alunos com NEE, em virtude de apresentarem dinamismo e criatividade, respeito e valorização às diferenças do contexto inclusivo, e possibilidades de interações sociais positivas entre todos os envolvidos com o processo educativo Entretanto, as participantes mostraram dificuldades para ensinar Arte a alunos com NEE, tais como: manter o autocontrole em situações adversas; conciliar a atenção dada a esses alunos e aos demais; e saber lidar com as frustrações diante das respostas negativas dos alunos às intervenções pedagógicas
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Palavras-chave
Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Arte, Estudo e ensino, Educação inclusiva, Education - Brazil, Study and teaching, Inclusive education, Training of, Art teachers - Art