A influência dos marcadores de gênero (sexo), de cor/raça e de classe/trabalho no acesso ao Ensino Médio nos anos de 2009 a 2018

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Santos, Tatiane Brito dos

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Resumo

Resumo: Esta Dissertação estuda os dados de acesso dos jovens de 15 a 17 anos ao Ensino Médio, no período de 29 a 218 O marco legal é a Emenda Constitucional (EC) n° 59/29 que torna obrigatória a oferta do Ensino Médio para os jovens de 15 a 17 anos de idade, como última etapa da Educação Básica A referida EC estabeleceu o desafio da universalização do acesso a essa etapa da educação, um passo importante para a concretização da escolarização no Brasil, sobretudo para uma parcela da população que não completava todo o processo de formação Admite-se que as estruturas sociais brasileiras fizeram com que alguns grupos vivessem historicamente em condições desiguais e tais grupos podem ser categorizados segundo os marcadores de gênero (sexo), cor/raça e classe/trabalho Destarte, o nosso problema de pesquisa é o seguinte: como se relacionam esses marcadores sociais com os processos de acesso e permanência escolar no Ensino Médio brasileiro? Para responder a essa questão, fizemos uma análise quantitativa de dados do INEP/MEC referentes aos números de matrículas nesse recorte temporal, tendo como foco os números de matrículas no estado do Paraná, entre os anos de 29 e 217 Partimos da hipótese que as desigualdades entre esses grupos regrediriam com o maior acesso à escola, a partir da implementação de programas sociais e educacionais e com a aprovação da EC nº 59/29 No decorrer da pesquisa, observamos uma queda drástica dos percentuais de matrículas na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, o que demonstra que a última etapa da Educação Básica continua sendo de difícil acesso e permanência para alguns grupos e estratos sociais da sociedade brasileira Os negros são a maioria dos estudantes matriculados no Ensino Médio (a partir da junção das categorias negro e pardo), no entanto, também são os que menos concluem essa etapa Notamos o mesmo na observação dos marcadores de gênero (sexo) e cor, isto é, as mulheres negras são as que menos concluem o Ensino Médio se comparadas com as mulheres não negras

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Palavras-chave

Marcadores de gênero, Ensino médio, Acesso, Gender markers, High school - Access

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