Modos de regulação e formação de competências profissionais : uma reflexão sob a luz da teoria do agir organizacional

Data

Autores

Castro, André Luís de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Apesar de muitas serem as pesquisas na área de desenvolvimento de software, ainda existem lacunas no que se refere às dimensões organizacionais: a formação de competências no ambiente de trabalho é uma delas O objetivo dessa pesquisa é analisar até que ponto os modos de regulação (heteronomia, autonomia e discricionariedade) promovem constrangimentos à formação de competências dos profissionais programadores que atuam no arranjo produtivo local de software da cidade de Maringá - PR A abordagem teórica que fundamenta essa pesquisa é a teoria do Agir Organizacional proposta por Bruno Maggi (26) Essa teoria possibilita desenvolver uma reflexão que destaca a relação entre modos de regulação no trabalho e formação de competências Para obter as informações necessárias à compreensão do objeto de estudo, utilizou-se da abordagem metodológica quantitativa, a partir da qual fez-se uso de um questionário com questões fechadas e abertas A análise considerou métodos estatísticos como a análise de distribuição de freqüência e média, a criação de índices, no caso das concepções da formação, além de testes de associação e de dependência entre variáveis relacionadas aos modos de regulação, níveis de decisão, cooperação, coordenação e constrangimentos Em relação às concepções da formação, os índices confirmaram que empiricamente os diferentes tipos são percebidos Isso significa que as várias questões relacionadas a uma mesma concepção, representam de fato um construto específico de acordo com os respondentes Os dados também indicaram constrangimentos exíguos à formação de competências relacionados aos modos de regulação na amostra estudada A baixa evidência de percepção de constrangimentos e relação entre os modos de regulação pode ser explicada por um dos principais meios pessoais de desenvolvimento de competências: a troca de experiências entre colegas, que não exige, necessariamente, que a empresa a promova A predominância da concepção da formação do agir e sistema como processo também contribuiu com uma explicação, pois esta concepção está relacionada a identificação das necessidades e desenvolvimento das competências pelos próprios profissionais Além disso, os resultados apontam algumas tendências: a tomada de decisão pode ser compartilhada entre gestores e programadores; a cooperação geralmente é espontânea; e a coordenação pode ocorrer com a participação de todos em algumas situações Fatores que podem contribuir com os resultados encontrados em relação aos constrangimentos

Descrição

Palavras-chave

Competência e desempenho, Teoria da organização, Alianças estratégicas (Negócios), Indústria de software, Competence and performance, Organization theory, Strategic alliances (Business), Computer software industry

Citação