A crônica-canção de Chico Buarque

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Oliveira, Marcelo Pessoa de

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Resumo

Resumo: Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico BuarqueO presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e sociedade, a partir de relações simbólicas ocorrentes entre o gênero literário crônica e os versos cantados de Chico Buarque Chico Buarque, ao assimilar em sua canção elementos próprios da produção em prosa, exercita uma aproximação com a prática literária de nossos maiores cronistas Essa aproximação se deixa melhor notar, quando Chico Buarque realiza em suas letras o trabalho que seria próprio de um cronista de jornalAssim, depois de breve discussão sobre a música, a letra e a canção, no capítulo Crônica: facetas e diálogos, há um breve histórico da crítica do século XX, enfatizando a ideia da crônica como gênero literário Noutro capítulo tratamos da narrativa de Estorvo, romance aqui considerado como uma crônica alongada No capítulo A Crônica-canção de Chico Buarque, lidamos diretamente com as canções Para guiar estes confrontos entre crônica e canção, utilizamos as classificações do gênero crônica apresentadas por José Marques de Melo, colocando-as próximas das discussões realizadas por outros pensadores como Antônio Cândido, Davi Arrigucci Jr e Massaud Moisés No capítulo Analisando o Corpus, estudamos as letras de Chico Buarque comparando-as com o gênero crônica literária Finalmente, percebemos que o poema musicado de Chico Buarque pode ser visto como crônica-canção, uma vez que produto das experiências socioculturais das pessoas em seu dia a dia

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Palavras-chave

Crônicas brasileiras, História e crítica, Música popular, Letras, Brasil, Brazilian Chronicles, History and criticism, Popular music, Brazil

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