Sobre a ética, a política e a educação : reflexões para uma práxis pedagógica emancipadora diante de uma tradição patrimonialista

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Ferreira, João Vicente Hadich

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Resumo

Resumo: No presente trabalho apresenta-se a questão da ética, da política e da educação, partindo da análise da tradição patrimonialista, principal característica de formação do Estado brasileiro Através de pesquisa bibliográfica e a hermenêutica dos textos e autores estudados, buscamos estabelecer a influência desta formação para o entendimento do nosso processo educacional, da constituição moral presente na nossa cultura e da prática política estabelecida até o presente momento Diante destas perspectivas, o problema se apresenta: é possível uma educação emancipadora no seio desta tradição patrimonialista? Ainda mais, é possível a formação de um ethos “não patrimonialista” para a nossa sociedade? Propondo reflexões para uma práxis pedagógica emancipadora diante desta tradição patrimonialista, discorremos nos dois primeiros capítulos sobre a ética e sua fundamentação, a política e seus desdobramentos e o surgimento do Estado a partir da Modernidade Após estas considerações, concluímos com o terceiro capítulo buscando os elementos para uma práxis pedagógica emancipadora a partir da discussão da moral social, iniciada com os liberais ingleses, e das leituras de Adorno e Paulo Freire, nas propostas de uma educação emancipadora e libertadora, respectivamente Na análise final, compreendemos como possível o desenvolvimento de uma práxis pedagógica emancipadora, evidentemente, sem a pretensão de absolutizarmos nossas considerações Ressaltamos que tal condição, para além de uma utopia, pode concretizar-se a partir da escola como espaço de vivência da ética e da política, num processo de humanização e democratização das relações que leve à conscientização dos sujeitos existentes de que a história é possibilidade e não inexorabilidade, desnudando as contradições e permitindo o exercício da liberdade no confronto com as próprias diferenças e o devir

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Palavras-chave

Educação, Filosofia, Educação e Estado, Política e educação, Education - Philosophy - Brazil, Education and State, Politics and education

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