O apresentador de noticiário policial : uma análise semiótica da personificação do bom moço e do bandido

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Teixeira, Ana Maria de Souza Valle

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Resumo

Resumo: Os meios de comunicação têm provocado uma série de alterações nos relacionamentos dos seres humanos A linguagem televisiva está tão presente no nosso cotidiano que sofremos influências nas formas de ver e sentir por meio das suas sequências rápidas e no tratamento da informação O estudo examina a figura do apresentador de noticiário policial, sob análise semiótica da personificação do bom moço e do bandido, utilizando o noticiário policial Brasil Urgente, exibido diariamente na Rede Bandeirantes de Televisão O objetivo é analisar, por meio da teoria da significação greimasiana, os aspectos que explicitam o que esse texto televisivo diz e como faz para dizer Percebe-se que uma das funções do noticiário policial é expor os horrores da vida em sociedade, apresentando fartos problemas gerados pela desigualdade social e ausência de investimentos do Estado na educação, segurança e saúde Em noticiários policiais, observam-se as oposições semânticas que dão início à construção do sentido do texto: riqueza versus pobreza; coragem versus covardia; honestidade versus desonestidade; mocinho versus bandido; justiça versus injustiça; autoritarismo versus submissão, entre outras Essas oposições manifestam-se de várias maneiras: o apresentador do programa, o “bom moço”, autodenominado paladino da justiça, defensor da moral, da lei e dos bons costumes, representante da honestidade, o valente, o solitário na luta contra o crime, aquele que tem a coragem de opor-se e de mostrar em seu programa os supostos infratores, bandidos, criminosos, meliantes que quebraram as regras sociais, cometeram pecado, e, por isso, merecem ser expulsos do Jardim do Éden, a sociedade Apresenta-se uma proposta de estudo do texto televisivo – noticiário policial –, por meio da teoria greimasiana, na disciplina de língua portuguesa no Ensino Médio e, eventualmente, Ensino Fundamental, tendo como objetivo formar leitores críticos e produtores dos textos diversos que circulam na sociedade

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Palavras-chave

Semiótica, Televisão, Semiótica, Comunicação, Semiotics, Semiotics, Communication, Television

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