Casos e naufrágios na Ilha de Superagui : poéticas orais do caiçara paranaense

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Athayde, Thatyana Mariah Bartalo

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Resumo

Resumo: Esta Dissertação apresenta reflexões sobre as poéticas da oralidade com base em relatos de moradores da comunidade caiçara da Ilha de Superagui – litoral norte-paranaense Lançar o olhar sobre uma cultura que alicerça grande parte de suas vivências na atividade da pesca artesanal, inevitavelmente, instiga uma reflexão sobre a relação entre as dinâmicas da existência humana e sua integração com o mar As dualidades fartura e escassez, remanso e desassossego, vida e morte, são uma constante no cotidiano de pessoas que recolhem do mar a sua subsistência Com o objetivo de expressar os elementos relevantes tanto palpáveis, quanto subjetivos que circundam o universo caiçara, propus um texto que envereda por múltiplos caminhos e tece investigações que perpassam desde elementos geográficos e biológicos da região, impressões de viajantes e questões históricas, para enfim, reunir a essas considerações as narrativas coletadas em campo O trabalho de coleta e o direcionamento da escrita do texto, foram amparados pelas estratégias cartográficas, derivadas das reflexões de Gilles Deleuze e Felix Guattari Dessa forma, procurei praticar o pensamento rizomático, que se traduz em movimento e abertura para diferentes direções Quanto à seleção e sequenciamento das narrativas, busquei fazê-los de forma a possibilitar a apreciação das memórias no espaço e rotina dos caiçaras, como também, os modos pelos quais as histórias revelam marcas identitárias individuais e coletivas Pensar na potência poética de relatos orais, pressupõe ter em vista o nomadismo e a fugacidade de uma poesia que inexiste sem a faculdade da voz e a dimensão física de corpos vivos, o que leva a refletir acerca das singularidades do evento performático e da participação ativa das personagens envolvidas nesses acontecimentos Com base nos conceitos de poéticas da voz e performance, tal como postulou Paul Zumthor, busquei compreender os eventos de transmissão da fala caiçara em suas múltiplas dimensões, considerando a voz como mais um território dessa identidade Enfim, divisei a temática dos naufrágios e concluí que, pela aura de consternação que envolve os episódios, as histórias que versam sobre o mote acabaram por se tornar um ápice dos fluxos narrativos Ou seja, há que se vivenciar caminhos no acesso a essas memórias e eles devem ser contextualizados para que o objetivo desponte Destarte, a mesma bússola sensível que guiou as escutas, foi utilizada na estruturação do texto, respeitando os percursos que precedem os naufrágios em si

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Palavras-chave

Poesia popular brasileira, Desempenho, Folk poetry, Brazilian, Performance

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