O caráter insólito da escrita rubiana : diálogos a partir de "Marina, a intangível"

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Franzim, Mariana Silva

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Resumo

Resumo: Neste trabalho iremos analisar o teor insólito da escrita de Murilo Rubião através da análise do conto “Marina, a Intangível” O conto sofre, assim como o restante da obra do autor, inúmeras modificações a cada nova publicação O conto “Marina, a Intangível” narra as desventuras de José Ambrósio, plantonista noturno de um jornal vespertino e escritor em crise envolto no embate da criação de um poema Neste trabalho propomos analisar elementos formais presentes na escrita do autor e na estruturação do texto que dão conta de expor as ambiguidades, paradoxos e riscos da escrita poética Iniciamos o trabalho com uma discussão imprescindível para a análise do conto em questão: o caráter do texto rubiano A fim de demonstrar a estranha alquimia criada por Rubião no seu árduo labor em torno da palavra, nos voltamos à história da crítica de uma plural corrente literária denominada fantástica no segundo capítulo No terceiro capítulo nos debruçamos sobre os registros de processo do escritor e investigamos sua opção pelo conto enquanto forma literária No quarto capítulo do trabalho problematizamos a questão do processo de escrita, a partir de um diálogo com autores como Maurice Blanchot, Giorgio Agamben e Ruth Silviano Brandão Em relação ao primeiro autor, destacamos a relação entre sua obra e o conto rubiano a partir do paradoxo e das ambiguidades da produção artística e da experiência da escrita, a fragmentação daquele que escreve e a questão da obra que se efetiva pelo seu desaparecimento Com Agamben atestamos a aproximação entre a condição do sujeito acidioso e melancólico ao escritor fictício José Ambrósio Ainda nesta mesma obra observamos as convergências entre o poema buscado por José Ambrósio e o objeto de desejo do fetichista a partir de Ruth Silviano Brandão Buscamos, assim, demonstrar como o insólito ultrapassa os mecanismos temáticos e contamina os processos formais da escrita do autor, trazendo à tona, de maneira inquietante, a ambiguidade e o risco inerente a cada palavra do conto

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Palavras-chave

Contos brasileiros, História e crítica, Literatura fantástica, Escrita literária, Fantastic literature

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