Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física

Data

Autores

Chaves, Amanda Pires

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Este estudo tem como foco a formação pedagógica docente para o Ensino Superior no Stricto Sensu, de modo especial no Curso de Pós-Graduação em Educação Física O problema da investigação é: Como se desenvolve a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as ações e propostas relacionadas ao desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação Física nestas instituições A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, aplicação de questionário aos alunos regulares e entrevista semiestruturada com os coordenadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física UEM/UEL, com o intuito de compreender como a formação pedagógica se desenvolve neste contexto Com base em Minayo (25), a análise dos dados se aproxima do método hermenêutico-dialético, por articular elementos compreensivos e críticos Diante da análise dos resultados realizada, foi possível perceber que na realidade em que o estudo está inserido, a preocupação com a formação para a docência, ou seja, com a formação pedagógica dos futuros docentes universitários existe; contudo, a formação para a pesquisa, tem sido privilegiada, assim como nos demais Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, uma vez que a cobrança quanto às publicações dos órgãos e agências de fomentos, obrigam os Programas, docentes e alunos a darem mais importância para a pesquisa do que para a docência

Descrição

Palavras-chave

Professores de educação física, Formação, Educação física, Pós-graduação, Professores universitários, Training of, College teachers

Citação