Formação integrada : mudança ou continuidade no ensino médio do Paraná

Data

Autores

Bezerra, Maria de Lourdes de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida predominam as diretrizes da reforma neoliberal de 9 ou do trabalho como princípio educativo no contexto da Educação do Ensino Médio do Paraná, tendo como referência uma escola de Ensino Médio Integrado, do Município de Jacarezinho, tomando como problema de pesquisa: “O neoliberalismo está influenciando na proposta de trabalho como princípio educativo das políticas educacionais do Ensino Médio Integrado do estado do Paraná? Para se responder à questão realizou-se o resgate e análise do desenvolvimento da sociedade capitalista, a análise dos documentos e respectivas orientações e diretrizes para o Ensino Médio, no âmbito do Brasil e Estado do Paraná e, investigou-se como este se materializa mediante entrevista junto a educadores que atuam neste nível de ensino, exercendo diferentes atividades Mediante triangulação dos dados obtidos destas três fontes, procurou-se desvelar as contradições que perpassam tal contexto, bem como, analisar as condições sob as quais se materializa a Proposta do Ensino Médio Integrado no Estado do Paraná Os resultados apontam a existência de angústia e frustração dos entrevistados perante a proposta do Ensino Médio Integrado do Estado do Paraná, devido a falta de fundamentação teórica recebida, permanecendo em grande parte a continuidade da política educacional neoliberal da década de 9Considera-se, portanto, a necessidade de articulação entre o ensino médio e a educação profissional de nível técnico que manifesta-se como um desafio político pedagógico ainda atualmente no Estado do Paraná

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino integrado, Educação e Estado, Reforma do ensino, Neoliberalismo, Education, Education policy, Integrated school

Citação