Migrações internacionais motivadas pelo estudo : o caso dos estudantes de medicina brasileiros na Universidade Nacional de Rosário (UNR)

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Oliveira, Ariel Pereira da Silva

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Resumo: A migração é um fenômeno social complexo e motivado por diferentes fatores, apresenta substanciais impactos territoriais, tanto da sociedade deixada pelo imigrante quanto na que o recebe Esse processo influenciou a formação socioterritorial de diferentes lugares dentre os quais podemos citar a cidade de Rosário, onde ainda hoje se observa as marcas na paisagem de fluxos migratórios passados Ainda hoje, tanto a nação Argentina quanto Rosário recebem imigrantes, mas com novas tendências e características que precisam de atenção, esse é o caso da migração de brasileiros que vislumbram na Argentina oportunidades para a continuidade de seus estudos que foram interrompidos no Brasil por conta de políticas educacionais excludentes Assim, o objetivo central da pesquisa foi compreender as migrações internacionais, no contexto latino-americano, empreendida por brasileiros com o intuito de estudar medicina na Argentina Buscamos compreender esse processo em três períodos: a) o que antecede a emigração a fim de apreender os fatores que fomentaram a partida; b) a imigração em si e as estratégias de territorialização em solo argentino, observando desde a formação das redes sociais, adaptação ao novo sistema de ensino, estratégias de permanência, impacto na economia local em especial no setor imobiliário e c) as perspectivas de futuro A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, em laboratório e em campo, no laboratório empreendeu-se atividades como levantamento bibliográfico que tratam de temas como: migração internacional, território, reterritorialização, entre outros, nesse ambiente também se construiu os formulários para entrevistas e se desenvolveu a construção de mapas, tabelas e escrita da Dissertação Em campo, realizou-se em contato direto com os imigrantes brasileiros, sendo que o estudo de caso foi com estudantes brasileiros da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Rosário e residentes na cidade de Rosário (província de Santa Fé/Argentina) A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa e envolveu a participação de 12 imigrantes entrevistados entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 22 Como resultados observou-se que é comum a migração de pessoas graduadas, oriundas de diferentes partes do Brasil, que muitas vezes se aventuram sem nem mesmo dominar o idioma Além disso, os gastos iniciais com passagem e aluguel são, demasiadamente, caros, mesmo assim ficam mais baratos do que arcar com os custos do curso de medicina na rede particular no Brasil Em conclusão fica claro que as políticas educacionais de acesso ao ensino superior brasileiro prejudicam o ingresso de jovens oriundos de escolas públicas e camadas mais pobres da sociedade, reforçando o caráter histórico da universidade nacional como um espaço elitizado e excludente que não reflete a realidade da nação brasileira e levando uma parcela daqueles que almejam carreiras concorridas, a migrar

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Palavras-chave

Geografia, Migração, Migração escolar, Brasileiros, Migrações, Emigration and immigration, College student mobility, Migrations, Geography, Brazilians

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