Argumentação e multimodalidade no ensino de leitura do gênero anúncio publicitário

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Pinho, Ednéia de Cássia Santos

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Resumo

Resumo: A interação permeia as relações humanas e, nesse processo, encontram-se língua e linguagem em suas variadas manifestações As linguagens se modificam, evoluem e se ampliam junto com a humanidade, comportando interferências do contexto Nesse sentido, hoje, as novas gerações nascem imersas em um cenário caracterizado pelo consumo, valorização da imagem e envoltas pela tecnologia e multimodalidade, fatos que alteram a composição do discurso, exigindo novas formas de letramento Considerando que o indivíduo passa a agir no mundo, tornando-se parte dele por meio da linguagem e que esse uso é intencional, veicula pensamentos, valores e crenças e se caracteriza como argumentativo, é essencial refletir sobre as múltiplas linguagens e a argumentação em sala de aula desde as séries iniciais Dessa forma, esta tese investiga como os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Londrina-PR reconhecem as marcas persuasivas responsáveis pela construção de sentido do gênero anúncio publicitário Nosso corpus é formado por propagandas impressas e digitais, envolvendo interatividade e múltiplas linguagens (som, movimento, cor, imagem, luz) Nos testes de leitura que realizamos, por meio de atividades interpretativas, detectamos algumas particularidades relacionadas aos alunos da chamada geração Z: a multimodalidade é considerada um aspecto facilitador para o reconhecimento da argumentação e do sentido do texto por esse público; a identificação de ideias em textos que envolvem múltiplas linguagens não ocorre de forma clara; na visão desses leitores, há diferentes graus de subjetividade nos recursos persuasivos; os signos não verbais são mais atrativos e convincentes para essa geração; e a interatividade e a ativação sensorial desempenham forte poder argumentativo nos textos Frente ao que constatamos, defendemos, nesta tese, que as atividades com gêneros variados, multimodais e em suporte digital, especialmente os anúncios publicitários, devem fazer parte do conjunto de práticas escolares das aulas de Língua Portuguesa para explorar a leitura e a compreensão das novas formas textuais O alunado, desde o início do Ensino Fundamental, precisa ter acesso a uma formação que o torne apto a reconhecer tanto a simbiose de linguagens quanto a exclusividade de elementos aplicados à intencionalidade e à diferença de sentidos em cada composição A partir disso, esperamos uma formação crítica, reflexiva e competente linguisticamente, pois o trabalho com o gênero anúncio publicitário, na versão digital, pode revelar-se uma prática pedagógica eficiente e atrativa ao novo perfil de aluno, inegavelmente ligado à multimodalidade e à tecnologia

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Palavras-chave

Gêneros textuais, Anúncios comerciais, Leitura, Estudo e ensino, Publicidade, Study and teaching, Textual genres, Reading

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