Gestão da política de cotas na educação superior : um estudo da implementação, conquistas e desafios na Universidade Estadual de Londrina

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David, Luecy Verônica Mendes Garcia

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Resumo: O estudo vincula-se ao Grupo de Pesquisa, CNPQ: Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade e ao Programa de Estudos Complementares em Currículo, Gestão da Educação (PROEGE), ambos desenvolvidos na Universidade Estadual de Londrina Está atrelado à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL Esta pesquisa parte do pressuposto de que a desigualdade socioeconômica e, sobretudo, a histórica discriminação racial existente no Brasil consistem em alguns dos principais fatores responsáveis pela exclusão no que se refere a assegurar o ingresso e a permanência destes segmentos social e economicamente discriminados na Educação Superior Nesse sentido, questionamos nesta investigação quais são os desafios para que ações afirmativas, em particular as políticas de cotas, sejam implementadas e desenvolvidas e, ainda, como se caracterizam as ações gestoras responsáveis para que estas políticas sejam efetivadas? O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas nacionais e institucionais para implementação e desenvolvimento das ações afirmativas na educação superior, bem como os encaminhamentos no âmbito da gestão que lhes correspondem e lhes efetivam (ou não) Utilizamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas Como resultado da investigação pode-se constatar que a política de cotas foi demandada, principalmente, pelo movimento negro londrinense, e que esta política, quando implementada pela UEL, abrange tanto questões raciais como também sociais Concluímos reconhecendo o pioneirismo da UEL ao implementar a política de cotas e percebendo que o sistema de cotas democratizou o acesso à educação superior, por meio da reserva de vagas dos cursos de graduação; ainda que essa política seja tipificada como compensatória, o programa implementado pela UEL ao longo de sua execução tem proporcionado o acesso de estudantes negros e estudantes da educação básica pública à universidade

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Palavras-chave

Programas de ação afirmativa na educação, Educação e Estado, Ensino superior, Affirmative action programs in education, Education and State, Higher education

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