Marcas de subjetividade e intersubjetividade em textos orais

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Braz, Carola Lopes

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Resumo

Resumo: Este trabalho analisa a importância das marcas de subjetividade e intersubjetividade na construção de textos orais colaborando na interação entre os interlocutores São analisados processos de construção do texto (hesitação, paráfrase, parênteses, correção, repetição, digressão) e marcas específicas de subjetividade e intersubjetividade representadas por pronomes e verbos na primeira e segunda pessoas do singular e do plural, além de marcadores conversacionais (tio de marca, quem produz a marca de subjetividade, a quem se dirigem as marcas produzidas pelo falante, grau de envolvimento, relação com o desenvolvimento tópico, valor de atenuação) O corpus de análise é formado por trechos de inquéritos retirados do projeto NURC/SP e NURC/RJ, dos tipos diálogo entre dois informantes e elocuções formais, de números 62, 343, 356 e 45 Por meio das análises, verificou-se que ambos os tipos de inquéritos apresentam marcas de subjetividade e intersubjetividade, fundamentais para a construção do texto oral

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Palavras-chave

Subjetividade, Diálogo, Análise do discurso, Subjectivity, Dialogism, Spoken language

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