Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa

Data

Autores

Magalhães, Cassiana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão

Descrição

Palavras-chave

Portfólios em educação, Avaliação educacional, Meios auxiliares, Educação de crianças, Professores de educação pré-escolar, Portfolios in education, Educational evaluation, Education of children, Preschool teachers - Training of

Citação