O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática

Data

Autores

Viola dos Santos, João Ricardo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–22 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’ Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemática

Descrição

Palavras-chave

Produção escrita em matemática, Educação matemática, Matemática, Estudo e ensino, Mathematics - Study and teaching - Study and teaching, Problem solving

Citação